Projetos

PROJETOS RELACIONADOS
PAINTBALL - AIRSOFT - AIRGUN


#1 - Sistema modular múltiplo de carga de ar comprimido para armas PCP



Um dos principais problemas para quem possui mais de uma arma PCP, ou utiliza diferentes dispositivos que necessitam de diferentes conexões é a administração destes conectores, mangueiras e adaptadores para utilizar seus equipamentos de forma otimizada, sem cometer exageros e atingindo uma praticidade, agilidade e confiabilidade excelentes no manejo de seus dispositivos de alta pressão.

Muitos praticantes esquecem com o tempo que estão lidando com pressões altíssimas, com potencial perigo de acidentes e danos físicos tanto ao equipamento quanto ao operador. Soluções provisórias e apetrechos improvisados podem aguentar uso por algumas vezes, gerando uma falsa impressão de segurança que tende a acabar em acidentes e na melhor das hipóteses, desperdício de ar e/ou gases que poderiam ser melhor aproveitados empurrando nossos chumbos.

O ponto inicial deste projeto foi fornecer um sistema robusto, confiável e resistente para manejo de vários adaptadores de carga que utilize apenas um bloco de adaptação ao cilindro scuba (yoke), tambem conhecido como  "fill station" e vários bicos intercambiáveis que possam ser utilizados para recarga de carabinas, cilindros ou apetrechos pressurizados, facilitando o manejo, aumentando a segurança e garantindo qualidade de conexão, evitando desperdício de gás, material e tempo perdido entre as recargas.

Inicialmente começamos com o "fill station". Esta peça é quase universal, variando apenas a qualidade do gauge (relógio) onde aferimos a pressão do sistema.


O "fill station" precisa ser conectado a uma mangueira robusta e resistente, normalmente são utilizados dois tipos de mangueira. Uma conhecida como "capilar" normalmente de poliéster, poliuretano e poliamida de extrema qualidade, que é finíssima e muito flexível e outra mais grossa, composta de várias camadas de  borracha e tecido sintético de nylon, algumas vezes com manta de metal ou outros recursos que ampliam sua durabilidade. Embora as mangueiras capilares sejam mais flexíveis e tolerantes, sua seção interna finíssima permite apenas um pequeno fluxo de gases o que torna a recarga mais lenta, porém mais controlável.



Optei no nosso projeto por uma mangueira mais grossa, embora menos flexível, pois isto trará um benefício adicional de uma maior velocidade de recarga.

Na extremidade da mangueira, conectamos um engate rápido industrial hidráulico (ar-óleo) fêmea, que possibilita que o sistema se mantenha livre de impurezas e sela o circuito automaticamente quando o conector macho é removido.




Este engate é resistente e totalmente adequado ao constante uso por muitos anos, tendo manutenção baixa e com custo acessível.





Para realizar a conexão, conectamos os diversos bicos dos dispositivos a conectores macho do engate rápido, bem mais baratos que o fêmea e também auto-selantes. Assim teremos um conjunto robusto e seguro para o uso diário.





Durante a conexão o sistema deverá estar despressurizado, evitando acidentes, uma vez que o conector pressurizado não encaixa adequadamente.

Utilizando apenas um "fill station" poderemos agora pressurizar diversos equipamentos com facilidade e agilidade.

Podemos fornecer os materiais necessários para que você faça o seu, consulte-nos.